Make your own free website on Tripod.com

PAVANAMUKTASANA

Pavana significa vento; mukta significa liberação e asana significa postura. Por consequência, pavanamuktasana constitui um conjunto de exercícios que liberam o corpo de flatulências. As séries de pavanmuktasana são muito simples, mas são também extremamente eficazes para o que na Índia é chamado de "humores": o phlegme (kapha), o vento (vata) e o ácido ou a bile (pitta), de acordo com os termos da medicina ayurvédica.

Segundo esta antiquíssima ciência médica, os três humores acima controlam todas as funções do corpo. O menor desequilíbrio causa uma cadeia de reações negativas no metabolismo e abre caminho para a doença.

O vento - vata - não engloba apenas as fermentações gástricas e intestinais, mas também aquelas que se formam em todas as articulações do corpo e que, em seguida, por processos químicos tóxicos, causam dores reumáticas e enrijecimento.

A acidez e a bile — pitta — englobam os sucos digestivos e também as secreções como o ácido úrico que devem ser regularmente eliminadas pelo organismo. Uma produção excessiva deste ácido leva a uma disfunção. A prática de pavanamuktasana ajuda o corpo a se livrar do excesso de gases e ácidos, sobretudo aqueles que se encontram nas articulações. Estes exercícios são úteis aos convalescentes, aos doentes e às pessoas que tem problemas em seus movimentos. Após longo tempo convalescendo num leito, podemos reeducar os músculos com esses exercícios sem causar-lhes qualquer violência. Eles têm uma grande também eficácia para aliviar o cansaço.

PAVANAMUKTASANAS - Série Anti-reumatismo

Eles exercem uma influência beneficente na diferentes articulações e órgãos. Sob sua aparente simplicidade, seus efeitos são muito sutis. O sânscrito os chama de sukshmavyayama, o que quer dizer exercícios sutis. Este conjunto de exercícios será praticado no início de cada curso de yoga — de preferência todos os dias — a fim de desbloquear as articulações e amaciar os músculos. Excelente para os principiantes e para pessoas doentes ou debilitadas, eles são indicados também aos doentes cardíacos, aos hipertensos e àqueles cujo corpo é enrijecido demais para chegar aos asanas.

Antes de praticar os pavanamuktasanas, é importante alongar-se em shavasana para relaxar física e mentalmente.

Shavasana:
Estendido sobre o solo, abra bem os braços e as pernas, com as palmas das mão viradas para cima. Tente relaxar todos os seus músculos e articulações. Libere-se das tensões. Sinta seu corpo. Tome consciência de sua respiração. Você está relaxando. Cuide para que sua respiração seja natural. Não procure ritmá-la. Conte suas respirações. Durante esta contagem, não reprima nenhum pensamento. Observe seu fluxo mental apenas como testemunha, sem deixar-se envolver emocionalmente. Seu objetivo essencial, é o relaxamento de seu corpo e de seu espírito. Durante este breve momento, esqueça todas as suas preocupações, suas angustias e seus problemas pessoais.

Ao fim de alguns minutos, mova docemente seus braços e seus pés e sente-se com as pernas estendidas. Você esta agora pronto para começar os pavanamuktasanas.

Nome do Exercício

Execução

Nome do Exercício

Execução

1 – Flexão/Extensão dos dedos dos pés

10 – Borboleta completa 1

Image10.jpg (6014 bytes)

2 – Flexão/Extensão dos tornozelos

11 – Borboleta completa 2

3 – Circundação do tornozelo

12 – Punhos fechados

4 - Rotação do tornozelo

13 – Flexão do punho

5 – Extensão dos joelhos

14 – Rotação do pulso

6 – Rotação da perna

15 – Flexão do cotovelo

7 – Torção da coluna vertebral

16 – Rotação do ombro

8 – Meia borboleta

17 – Movimento do pescoço 1

9 – Rotação do joelho

18 – Movimento do pescoço 2