Make your own free website on Tripod.com

Mudras (o gesto que dá a liberação)

Os mudras são gestos que têm como objetivo gerar poderosos efeitos psíquicos sobre o interior do praticante e induzir a mente à calma e tranquilidade; portanto não se tratam de simples posturas físicas. "Os mudras são chaves-de-dedos psiconeurais-simples, porém muito importantes, pois completam os Asana meditativos como Padmasana e Sukhasana, tornando-as mais poderosas" (Hiroshi Motoyama – Teoria dos Chakras). Além disto existem algumas posturas do Hatha Yoga que na verdade também são mudras (ex.: viparita karani mudra, yoga mudra, vajroli mudra e maha mudra).

Embora o livro "Nirvana Tantra" descreva a existência de 108 mudras, aqui apresento alguns que poderão ser muito muito úteis para os praticantes de Yoga. Eles são o Jnana Mudra, Shiva Mudra, Shambavi Mudra, Asvini Mudra e Kaki Mudra.

Obs.: Estas descrições foram retiradas dos livros "Teoria dos Chakras - Horoshi Motoyama" e Avantara Sadhana - Paulo Murilo Rosas".

Jnana Mudra (mudra do conhecimento)

Este é executado dobrando-se o dedo polegar e o dedo indicador de ambas as mãos de maneira que estes se toquem levemente. Os três dedos restantes devem manter-se esticados. As mãos devem descansar sobre os joelhos com as palmas voltadas para cima. Este mudra é muito utilizado nas posturas meditativas, fazendo com que estas tornem-se ainda mais poderosas.
A cultura tradicional da Índia nos diz que o dedo indicador representa o Jivatma (alma individual em evolução) e o polegar Paramatma (a Consciência Suprema). Portanto a união destes dois dedos significa a nossa união com a Consciência Suprema.

Shiva Mudra (mudra do visuddha chakra)

Este mudra é executado colocando-se a mão direita sobre a esquerda, palmas viradas para cima, dedos esticados e os dois polegares tocando-se levemente. As mãos devem pousar no colo, próximas da região abdominal. Estimula o sentido da audição, aumenta o magnetismo pessoal e facilita a verbalização dos sentimentos, emoções esensações.

sambhavimudra.jpg (6190 bytes)  Sambhavi Mudra (olhar fixo num ponto entre as sobrancelhas)

Para executar este mudra basta que se direcione os dois olhos para um ponto no intervalo entre as duas sobrancelhas, de preferência em uma postura de meditação. Este mudra fortalece os músculos dos olhos e tem ação direta em acalmar a mente e reduzir a tensão e o estresse. É uma excelente técnica no trabalho de despertar o Ajna Chakra.

wpe7.jpg (3438 bytes) Asvini Mudra (mudra do cavalo)

Para executar este mudra você deve, ao inspirar, contrair toda a musculatura da região do períneo, reter a respiração e a contração (concentrar no muladhara chakra), e após alguns segundos soltar o ar e liberar a contração. Repita o processo quantas vezes for possível. Este mudra impede que parte do prana escape do corpo e seja redirecionado para uso mais nobre. Excelente para pessoas que tenham problemas com hemorróidas, assim como na sua prevenção, e ajuda nos casos de prisão de ventre.

wpe7.jpg (3438 bytes) Kaki Mudra (bico de corvo)

Este mudra é executado, sentado em uma postura de meditação, fazendo-se um tubo estreito com a boca, ao franzir os lábios. O olhar deve estar dirigido para a ponta do nariz. Após isto, você deve inspirar lentamente pela boca, através do tubo formado pelos lábios, com a máxima concentração no movimento respiratório; e então, expirar bem devagar pelo nariz. Repita o processo por quanto tempo for possível. Este mudra estimula as secreções digestivas, trazendo com isto muitos benefícios para o perfeito funcionamento deste órgão.