Make your own free website on Tripod.com

Kryas (limpeza das Nadis)

Os kryas são processos de limpeza que atuam diretamente no sistema de Nadis (canais condutores da energia sutil - Prana). Segundo o livro "Hatha Yoga Pradipika" esta limpeza pode ser alcançada através dos Pranayamas, mas caso não sejam sufucientes podemos nos utilizar de certas manipulações denominadas as seis ações (Sat-Karman), que descrevo mais abaixo.

No livro "Hatha Yoga Pradipika" temos o seguinte: "Quando todo o sistema de Nadis que está cheio de impurezas se torna limpo, somente então o Yogui se torna capaz de controlar o Prana"

No livro "Shiva Samhita" temos o seguinte: "Quando a comida é digerida, as Nadis carregam a melhor parte para nutrir o Corpo Sutil (Suksma Sarira), a parte do meio para o Corpo Grosso (Sthula Sarira) e elimina a parte inferior na forma de fezes, urina e suor."

Sat-Karman (seis processos de limpeza):
1º - Dhauti - limpeza do estômago com gaze
2º - Basti - limpeza do reto
3º - Neti - limpeza das fossas nasais
    a. Sutra Neti - com cordão (nariz e boca)
    b. Jala Neti - com água (lota)
    c. Dugdha Neti - ingerir leite pela narina (lota)
    d. Ghrta Neti - ingerir Gee pela narina (lota)
4º - Nauli - movimento dos retos abdominais
5º - Trataka - purificação dos olhos
6º - Kapalabhati - purificação do sistema respiratório

Os processos acima não foram detalhados porque só devem ser executados sob a supervisão de alguém que já tenha total domínio sobre os mesmos. Não tente executá-los por sua própria conta e nem com alguém que não tenha experiência suficiente para orientá-lo corretamente; sob pena de causar males a sua saúde.

Os principais sinais que mostram a limpeza das Nadis são: leveza no corpo, brilho na pele, aumento dos sucos gástricos e ausência de fadiga física e mental.