Bandhas

Bandha significa comprimir, aprisionar ou restringir. Isto se deve ao fato de que ao serem executadas, determinadas partes do corpo são comprimidas, gerando com isto um grande e sutil massageamento nos órgão internos, a nível do corpo físico. Utilizadas em conjunto com os Asana e o Pranayama ajudam no direcionamento do Prana a determinadas partes do corpo, com o objetivo de estimular a Kundalini.

Jalandhara Bandha (Chave de queixo)

Esta bandha tem a principal finalidade de proteger o coração e todo sistema vascular contra os perigos das retenções prolongadas na execução dos pranayamas. Ela impede que o cérebro receba a informação da retenção e, assim, não há em contrapartida o comando do aumento dos batimentos cardíacos. Para executar esta bandha o praticante deve inspirar, prender a respiração, baixar a cabeça e pressionar o queixo contra o esterno. Levante a cabeça lentamente e expire devagar. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado.

Outros aspectos:

Mula Bandha (Contração anal)

Esta bandha tem a finalidade de auxiliar no despertar da Kundalini. Isto se dá pelo fato de empurrar o Apana para cima de encontro ao Prana. Para executar esta bandha o praticante deve inspirar, prender a respiração e contrair os esfíncteres do ânus e do sexo. Libere a contração e expire lentamente. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado.

Outros aspectos:

Uddiyana Bandha (Contração abdominal)

Esta bandha é excelente no trato dos males abdominais e como ela trabalha intensamente a região do Manipura Chakra, automaticamente haverá uma melhor distribuição de Prana por todo o corpo. Para executá-la o praticante deve expirar, prender a respiração e contrair os músculos abdominais, tentando puxá-los para cima ao máximo. Mantenha o máximo de tempo que for possível. Libere a contração e inspire lentamente. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado, e sempre de pulmões vazios.

Outros aspectos: