Make your own free website on Tripod.com

Bandhas

Bandha significa comprimir, aprisionar ou restringir. Isto se deve ao fato de que ao serem executadas, determinadas partes do corpo são comprimidas, gerando com isto um grande e sutil massageamento nos órgão internos, a nível do corpo físico. Utilizadas em conjunto com os Asana e o Pranayama ajudam no direcionamento do Prana a determinadas partes do corpo, com o objetivo de estimular a Kundalini.

Jalandhara Bandha (Chave de queixo)

Esta bandha tem a principal finalidade de proteger o coração e todo sistema vascular contra os perigos das retenções prolongadas na execução dos pranayamas. Ela impede que o cérebro receba a informação da retenção e, assim, não há em contrapartida o comando do aumento dos batimentos cardíacos. Para executar esta bandha o praticante deve inspirar, prender a respiração, baixar a cabeça e pressionar o queixo contra o esterno. Levante a cabeça lentamente e expire devagar. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado.

Outros aspectos:

Mula Bandha (Contração anal)

Esta bandha tem a finalidade de auxiliar no despertar da Kundalini. Isto se dá pelo fato de empurrar o Apana para cima de encontro ao Prana. Para executar esta bandha o praticante deve inspirar, prender a respiração e contrair os esfíncteres do ânus e do sexo. Libere a contração e expire lentamente. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado.

Outros aspectos:

Uddiyana Bandha (Contração abdominal)

Esta bandha é excelente no trato dos males abdominais e como ela trabalha intensamente a região do Manipura Chakra, automaticamente haverá uma melhor distribuição de Prana por todo o corpo. Para executá-la o praticante deve expirar, prender a respiração e contrair os músculos abdominais, tentando puxá-los para cima ao máximo. Mantenha o máximo de tempo que for possível. Libere a contração e inspire lentamente. Esta bandha pode ser praticada em pé, mas o ideal é em uma postura sentado, e sempre de pulmões vazios.

Outros aspectos: